Greve dos bancários: caixas eletrônicos não serão abastecidos, diz Sindicato


As agências bancárias na Paraíba e no restante do Brasil amanheceram de portas fechadas nesta quarta-feira, 8, e assim devem permanecer por um algum tempo. Isso porque a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) não fez nenhuma nova proposta aos bancários que estão em greve por tempo indeterminado. Para piorar, a categoria diz que os caixas eletrônicos não serão reabastecidos durante a greve.

A proposta é aumentar a pressão, já que até agora não há negociação, segundo o diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcelo Alves, não avança. “Ganhamos menos do que muitas outras categorias que necessitam de menos qualificação. Somos exigidos quanto a aparência, sofremos com diversas doenças ocupacionais, além um dia-a-dia estressante dentro das agências”, desabafa lembrando que o piso salarial de um bancário é de R$ 920.

Enquanto isso a categoria pretende ganhar apoio popular, o que é sempre difícil quando são suspensos serviços essenciais. Mas Alves acredita que os clientes vão entender. “Eles pagam altas taxas pelos serviços, os bancos têm grandes lucros a cada semestre, são o setor que mais ganha dinheiro, mas os funcionários não estão sendo beneficiados com o bom momento”.

A greve foi deflagrada porque a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não apresentou nova proposta desde a paralisação de 24 horas realizada no dia 30 de setembro. O protesto marcou a rejeição da proposta da Fenaban, de reajuste de 7,5%.

Os bancários reivindicam aumento real de 5% - a proposta da Fenaban é de apenas 0,35% acima da inflação -, valorização dos pisos salariais, participação nos lucros e resultados (PLR) maior e simplificado, fim das metas abusivas e do assédio moral.

0 comentários: