[HISTORIA DE PRINCESAPB] ALCIDES VIEIRA CARNEIRO - UM PRINCESENSE‏

Alcides Carneiro, aos 9 anos, na Escola Pública da Vila de Princesa(1915)




Alcides Vieira Carneiro nasceu em 11 de junho de 1906, na então Vila da Princeza, hoje cidade de Princesa Isabel, no alto sertão paraibano. Na bibliografia relativa a esta importante figura paraibana, é fartamente citado o lugar de seu nascimento e ainda mais de sua descendência pelo lado paterno, da família Carneiro, oriunda da região de Catolé do Rocha, Paraíba. Aliado ao fato de que Alcides Carneiro deixou sua vila natal quando ainda tinha 11 anos, e tendo feito sua longa carreira no Rio de Janeiro, então Capital Federal, foi pouco registrado – apesar de fartamente aclamada – suas origens princesenses.

O objetivo deste trabalho é trazer a luz os dados biográficos e genealógicos relativos às origens princesenses de Alcides Carneiro, servindo para completar sua biografia e reforçar a referencia orgulhosa de seus conterrâneos.

VILA DA PRINCEZA ( de 1906 a 1917.)

Quando Alcides nasceu em 1906, a pequena Vila da Princeza, era um pequeno burgo, situado sobre a Serra da Borborema, no extremo ocidental do Estado da Paraíba, na sua fronteira sul com o Estado de Pernambuco. Situada a 700 metros de altitude, tem um clima mais ameno que a media da região onde está inserida. Naquela época, já eram transcorridos 50 anos da sua fundação e 30 da sua autonomia administrativa e política da antiga Vila de Santo Antonio do Piancó. Sua economia desenvolvera-se com o ciclo do algodão, e tornara-se centro atrativo para negociantes e prestadores de serviço diversos, que lá iam em busca de lucros e simples sobrevivência. Contava então com 215 casas, distribuídas em doze ruas, duas escolas publicas primarias, uma masculina e outra feminina.A escola masculina com 79 alunos, era dirigida pelo Prof Adriano Feitosa Cavalcanti, um ex-aluno do famoso Colégio do Padre Rolim, em Cajazeiras, Paraíba. Contava ainda com dois açudes públicos, cadeia, cartórios civil e judicial, e uma igreja matriz dedicada á padroeira N. Sra do Bom Conselho. A população na Vila era de 1500 almas.

As famílias de então, eram originarias em sua maior parte do vizinho Estado de Pernambuco, e as demais vindas das cidades vizinhas da Paraíba e do Ceará. O fluxo migratório, como nas demais vilas do sertão, era determinado pelo interesse no comercio local ou por atração de familiares já na Vila instalados. Era Comarca em 1900, a qual foi suprimida em 1905, e que só foi restaurada em 1915. Estes dados permitem situar o ambiente no período em que Alcides viveu na sua Vila natal.



GENEALOGIA

A) RAMO PATERNO – FAMÍLIA CARNEIRO

Alcides Vieira Carneiro foi o segundo filho do casal VICENTE VIEIRA CARNEIRO e MARIA DE AZEVEDO DUARTE (Maroquinha).

PAIS E AVÓS PATERNOS

VICENTE CARNEIRO – nasceu em Riacho dos Cavalos, então pertencente ao município de Catolé do Rocha (Pb), em 3 de Setembro de 1884, filho de JOSE VIEIRA CARNEIRO (Zé Mago) e de MARIA ALEXANDRINA (Madrinha Velha), que eram primos legítimos.

A família Vieira Carneiro, tem suas raízes fincadas no Sitio Caatinga dos Andrade, que faz parte do município de Riacho dos Cavalos, antigo Distrito de Catole do Rocha (Pb),e, no Sitio Micaela , no município de Lagoa, ex-Distrito de Pombal (Pb).

BISAVÓS PATERNOS

(Pais de José Vieira Carneiro):

MANOEL VIEIRA CARNEIRO cc ANTONIA MARIA DE JESUS

(Pais de Maria Alexandrina):

JOSE TAVARES DE SOUZA cc ALEXANDRINA MARIA DA CONCEIÇÃO



B) RAMO MATERNO – FAMÍLIA AZEVEDO DUARTE

A mãe de ALCIDES – MARIA DUARTE AZEVEDO nascida em 7-09-1894, na Vila da Princesa, era filha de :

AVÓS MATERNOS

FRANCISCO DAS CHAGAS AZEVEDO e MARIA EMILIA ANTES DUARTE;

A familia AZEVEDO tem origem na região da Grande Pombal, nela incluída a de Catolé do Rocha – Pb. Não foram ainda encontradas as indicações de quando membros dessa família chegaram à região de Princesa Isabel.

A família DUARTE está presente em Princesa Isabel, desde os primeiros anos da sua fundação em 1858. Seu patriarca foi o português JOAQUIM RODRIGUES DUARTE, originário da região de Viseu – Braga em Portugal;

BISAVÓS MATERNOS

JOSE DOMINGOS DE AZEVEDO e MARIA DE AZEVEDO; (Pais de FRANCISCO)

JOAQUIM RODRIGUES DUARTE (português, negociante de algodão, nascido em 1840 na povoção de Sequeiros, do termo de São Pedro do Sul, Bispado de Vizeu. Faleceu em 1905) e ROZENDA MARIA DA SOLEDADE (ANTES); (Pais de MARIA), sendo:

TRISAVÓS MATERNOS

ANTONIO RODRIGUES e MARIA JOAQUINA DUARTE . Portugueses. (Pais de JOAQUIM)

JOÃO ANTES PROSTANTE (Patriarca da família ANTES em Princesa Isabel. Natural de Catolé do Rocha- Pb. De nome real JOÃO FERREIRA DA COSTA. Faleceu em 5-10-1881) e FRANCELINA MARIA DE SANTANA . Nascida em Triunfo – Pe. Faleceu em 1887, na Vila da Princesa.(Pais de ROSENDA)

TETRAVÓS MATERNOS

(PAIS DE FRANCELINA)

ANTONIO GOMES DA CUNHA e

MARIA DE SANTANA CAVALCANTI. Falecida em 4-5-1875. Filha de:

PENTAVÓS MATERNOS

JOSE DE ARAÚJO CAVALCANTI, e esposa doprimeiro matrimonio – nome não conhecido).

Um dos primeiros sesmeiros e desbravadores da região de Princesa Isabel. Foi casado em segundas núpcias com NATALIA MARIA DO ESPÍRITO SANTO, dona da Fazenda Perdição, onde se fundou em 1858 a povoação que deu origem à futura cidade de Princesa Isabel. Faleceu em 1836. Filho de:

HEXAVÓS MATERNOS

LOURENÇO DE BRITO CORREIA cc CATARINA DE BARROS CAVALCANTI.

Primeiro desbravador da região de Princesa Isabel. Viveu no Sitio Escorregadinha, onde requereu a primeira sesmaria que deu inicio a ocupação territorial da região, em 1766. Descendente das famílias baianas que ocuparam o sertão nordestino junto com os exploradores da Casa da Torre. Faleceu em 1806.

CONCLUSÃO

Com esta pequena nota genealógica podemos afirmar e provar, que ALCIDES CARNEIRO, é PRINCESENSE, não só por nascimento, mas tambem, por ter no sangue os genes das primeiras famílias que aqui aportaram há 240 anos atrás.

E completando, formou tambem seu corpo físico, bebendo das águas, e alimentando-se dos frutos que por séculos tornam os princesenses o que são: antes de tudo, uns fortes. E nos 11 anos vividos aqui em família, educados nas primeiras letras junto com seus contemporâneos, tornaram também seu espírito igual ao dos princesenses: inteligentes, talentosos, e de caráter, indomáveis.


(por Francisco C. Florencio - pesquisador da historia de Princesa Isabel - Pb)

0 comentários: