Comum ou aditivada? Tire dúvidas sobre qual gasolina colocar no carro


Aditivos diminuem dos resíduos deixados pela gasolina no interior do motor.
Especialista responde a perguntas enviadas pelos internautas.

Na hora de abastecer no posto de combustíveis vem sempre a dúvida: gasolina comum ou aditivada? Coloco só álcool ou adiciono gasolina (com ou sem aditivo?) no tanque do motor bicombustível? E o reservatório de gasolina ao lado do motor precisa ser abastecido? Veja abaixo as respostas a perguntas enviadas pelos internautas.


Qual a diferença entre a gasolina comum e gasolina aditivada. Tenho um Gol 1.6 Mi 1997, e o manual dele recomenda o uso de gasolina aditivada, por quê? É verdade que o carro consome mais combustível com o uso da gasolina aditivada? Por fim o uso de aditivos na gasolina é recomendado?
- Danilo Teixeira dos Santos
A gasolina do tipo aditivada recebe a adição de um produto que possui características de detergentes e dispersantes. A gasolina do tipo comum não conta com essas propriedades. A finalidade principal dos aditivos no combustível é atuar na diminuição dos resíduos deixados pela gasolina no interior do motor.

Os resíduos são inevitáveis, pois são oriundos da própria gasolina, cujo subproduto é denominado de goma, resultante do processo de destilação da gasolina, que quando submetida a altas temperaturas forma a famosa borra. O uso prolongado pode gerar acúmulo de borra no sistema de alimentação do motor, ou seja, nas peças como por exemplo, bomba de gasolina, filtro, bicos, válvulas, etc.

Esse acúmulo de sujeira pode estragar os componentes, desse modo, a função da gasolina aditivada é manter as partes internas do motor e do sistema de alimentação limpos, eliminando esses resíduos e ao mesmo tempo permitindo que o motor trabalhe otimizando o fluxo de combustível, o que resulta em melhor desempenho.


É bom lembrar que um carro quando abastecido com gasolina aditivada não irá consumir mais combustível e só é recomendado o uso de aditivo na gasolina quando essa recomendação estiver expressa no manual do proprietário.

Comprei um carro total flex e no quebra-sol do lado do motorista tem uma advertência a respeito do uso de um aditivo flex (que se mistura tanto no álcool quanto na gasolina). Qual é o problema em usar mistura de álcool e gasolina aditivada em motores flex?
- Christiano
O problema dos aditivos exclusivos para gasolina ou somente para álcool, quando usados em veículos equipados com motor do tipo Flex Fuel, é que muitos produtos não são miscíveis. Isso quer dizer, que se misturam apenas a um dos combustíveis. O resultado dessa química que não se misturou a um dos líquidos é o entupimento do pré-filtro de combustível, que irá absorver todo o excedente.

Já no aditivo do tipo Flexpower, a miscividade é conseguida nos dois combustíveis. Antes de qualquer atitude do motorista é importante observar se o manual do proprietário recomenda a utilização desses aditivos. Entretanto, não há problema algum em misturar gasolina aditivada com álcool, uma vez que a própria gasolina aditivada possui um percentual de álcool na sua composição.

Uso apenas gasolina no meu carro flex, e gostaria de saber se o reservatório de partida a frio está sendo usado pelo carro ou ele fica inoperante. Se o tanquinho não é utilizado, como eu faço para dar uma manutenção correta ao sistema?
- Eliana Soares
Usando apenas gasolina o motor de seu carro não vai utilizar o sistema de partida a frio. Isso se deve ao fato de que um sensor faz a "leitura" do combustível que sai da câmara de combustão, emitido pelo escapamento. É recomendável uma limpeza do sistema de partida frio, caso não seja utilizado, a cada três meses. Esse serviço deve ser executado em oficinas especializadas.


Qual é a melhor maneira de saber se as velas estão desgastadas?
- Thiago Neres
O correto mesmo é um exame feito por um especialista nos eletrodos da vela de ignição. Essa verificação deve ser feita tanto no eletrodo central, quanto no de massa. Com o decorrer do uso é normal que o eletrodo comece a se desgastar. O eletrodo central vai perdendo a forma cilíndrica "perfeita", arredondando seus contornos, e o eletrodo de massa (aquele mais próximo da rosca) vai perdendo sua espessura, afinando-se na proximidade do eletrodo central. Também é importante verificar se não há vazamento entre o corpo da vela (parte metálica) e o isolante (porcelana). O sinal disso é uma cor amarronzada na união das duas partes, oriundo de passagem de compressão da câmara de combustão através da vela.

Tenho um Siena 2002. Quando vou ligar ele frio fica falhando mesmo sobindo a temperatura, e morre à toa. Quando ando bastante, ele e aquece bem fica normal. Já troquei as velas e as bobinas de ignição e fiz limpeza dos bicos. O que pode estar acontecendo?

- Rogério, RJ
Pela descrição é provável que o carro precise de uma limpeza do TBI (corpo de borboleta), limpeza ou troca do antichama, fazer uma verificação para constatar se não há problemas no sensor de temperatura ou então alguma irregularidade na sonda lambda.


Abastecer o carro em um aclive, declive ou plano influi na quantidade de combustível no tanque?
- Isabella, São Paulo, SP
Ocorre certa influência sim, pois ao abastecer com o carro inclinado não será possível utilizar toda sua capacidade. Deve-se abastecer o veículo no plano para obter o melhor aproveitamento.

Tenho um Gol MI 1.0 97 com gás natural GNV instalado. O carro apresenta oscilação na aceleração em marcha lenta quando ando na gasolina e quando estou andando no GNV apresenta aceleração constante durante uns 30 segundos. Já troquei os cabos de vela, realizei limpeza de bicos e troquei o TBI. Não consigo resolver. O que devo fazer?
- Demetrius, Petrópolis, RJ
Uma provável causa deve ser o ponto de ignição do motor. Verifique o ajuste, mas lembre-se que o motor deve ser regulado conforme a especificação do fabricante. Não esqueça que para a regulagem o carro deverá estar abastecido com gasolina.

É preciso fazer reparos após a água do radiador ferver?
- Gleison
A primeira providência a tomar é verificar se o líquido de arrefecimento está no nível correto. Caso tenha perdido muito líquido é bom fazer a troca total, ou seja, esgotar tudo e completar novamente observando a proporcionalidade de água e aditivo recomendada pelo fabricante do veículo. De qualquer forma é bom levar o carro a uma oficina especializada para uma inspeção. Nessa verificação o mecânico pode constatar alguma junta queimada, que se não identificada poderá ocasionar problemas futuros.

Posso mudar de primeira marcha para terceira para economizar gasolina? Esse procedimento não prejudica o motor do carro?
- Odair Vieira
Essa não é uma prática recomendada. Se a intenção é economia, ao fazer isso na verdade estará acontecendo o contrário. É bom lembrar que, a caixa de câmbio foi projetada para obter o melhor rendimento do motor. Desse modo, para que isso aconteça não devemos "pular" etapas, ou seja, fazer a troca de primeira para terceira marcha, pois estaremos forçando o motor desnecessariamente. Caso o carro esteja equipado com conta giros, procure no manual do proprietário valores de potência e torque. Esses valores são expressos seguidos da rotação no qual foram atingidos. Provido desses dados devemos manter o motor trabalhando entre essas duas faixas de rotação, como por exemplo: potência máxima 98 cv a 5400 rpm e torque máximo 15 kgfm a 3200 rpm. Nessa condição devemos trocar as marchas entre 3200 e 5400 rpm para obter o melhor rendimento. Lembramos que RPM representa rotações por minuto.


Ricardo Lopes da Fonseca
Especial para o G1

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