AGRICULTOR DE TEIXEIRA É O PAI DE LINDEMBERG

O agricultor José Luciano, 64, analfabeto, que vive sozinho em um sítio na zona rural do município de Teixeira (PB), descobriu na semana passada que tinha um filho em Santo André (Grande São Paulo) que não via há quase 20 anos: Lindemberg Fernandes Alves,22 O rapaz manteve a ex-namorada Eloá Cristina Pimentel, 15, por mais de cem horas de cativeiro e atirou contra ela duas vezes antes de ser preso."Eu vim [sic] saber agora, porque eu moro aqui em Teixeira. Uma madrinha minha de Patos [PB] ligou para mim e perguntou se eu estava acompanhando o acontecido e eu disse que estava. Aí ela disse "é um filho seu'. Fiquei até surpreso porque, pelo que eu sabia, quando ele [Lindemberg] tinha saído de Patos que morava em Cuiabá [MT] e o caso aconteceu em São Paulo. Aí foi que eu vi. Quando passou a imagem da prisão dele", afirmou Luciano.



O último contato entre pai e filho aconteceu há cerca de 20 anos, segundo o agricultor. A mãe de Lindemberg namorou com Luciano e o menino nasceu na cidade de Patos. Até aproximadamente os dois anos de idade do menino, o agricultor tinha contato com Lindemberg e sua mãe."Ela [mãe de Lindemberg] foi embora pra Cuiabá, trabalhar com o irmão. Aí desde de essa data a notícia que eu tenho é essa de agora", disse o agricultor.Ele ficou entristecido com a partida de mãe e filho para Cuiabá. Lembra que visitava ambos uma vez por semana. Nunca levou um presente para o garoto, somente alimentos e remédios."A gente sente um pouco [de tristeza] porque tudo o que acontece na vida da gente às vezes a gente lembra né."Luciano não reconheceu Lindemberg logo nas primeiras reportagens que assistiu. Mas, ao ver as imagens da prisão, viu que o rapaz era seu filho. "Tenho um filho que se parece muito com ele", disse o agricultor sobre a semelhança de Lindemberg e um de seus outros seis filhos. Na seqüência de notícias que viu na TV, ao ver imagens da avó e de uma tia de Lindembeg, o agricultor teve certeza que ele era seu filho.



Sentimentos ambíguos permeiam a cabeça do agricultor em relação às circunstâncias que o filho foi "reencontrado"."A gente não sabe nem dizer como é que fica. Se fica triste, se fica revoltado, a gente não sabe nem dizer. Porque é uma coisa que não devia acontecer nem com ele nem com ninguém né. A gente pra fazer as coisas precisa pensar muito. Eu tenho 64 anos e nunca me passou pela cabeça fazer nada de errado na minha vida, graças a Deus. Nunca fui em uma delegacia. Apesar de ser pobre, analfabeto mas me acho feliz porque, graças a Deus, não tenho inimizade, nada de ruim aconteceu ", disse.Luciano não sabe se um dia vai visitar o filho. Ele vive sozinho no sítio e os dias que deixa de trabalhar, deixa de ganhar."Agora não posso ir. É que não sou aposentado, não tenho renda de nada, de nada, de nada. O que tenho que dizer é que ele aceite o que ele fez, que ele num é mais criança. Um cara com 22 anos já sabe o que ele quer. Se convença do erro que praticou e vai tirar a pena que for provada para ele e esperar porque a vida vai andar para a frente".

0 comentários: