Saiba mais sobre os cereais matinais enriquecidos com fibras

Getty Images
Os cereais matinais também podem ser enriquecidos com fibras
Cereais matinas podem conter uma quantidade de fibras similar à presente em alimentos integrais, a exemplo de pães e massas. A informação, dada recentemente pelo site Slate, afirma ainda que as fibras vêm aparecendo em alimentos inusitados, tais como iogurtes, biscoitos, bolos, sorvetes e até em bebidas dietéticas. E, embora estejamos ingerindo uma quantidade maior de fibra, ela não é mais aquele nutriente que conhecemos.


Proveniente do polydextrose, substância sintetizada a partir da glucose e do sorbitol, a fibra é um carboidrato não-digestivo e de baixa caloria. É essa substância que vem enriquecendo produtos alimentícios, como os laticínios - que antes continham baixo teor de fibras. Recentemente, a FDA (agência de vigilância sanitária e alimentar dos Estados Unidos), tem dado aval aos produtos enriquecidos com polydextrose.

Essa adesão a alimentos "mais saudáveis" estaria, então, atraindo uma parcela crescente de consumidores que são avessos a características já ultrapassadas dos produtos integrais: textura áspera e sabor nada atrativo.

Segundo o Slate, o grande problema seria, no entanto, a falta de estudos publicados sobre o real benefício dos alimentos enriquecidos com fibras. Um dos pontos de maior relevância é que não se sabe ao certo se eles teriam os mesmos efeitos no organismo, se comparados ao naturais, a exemplo de grãos, frutas e vegetais.

0 comentários: