Após 12 horas de cirurgia, paciente com dois corações está estável

Homem de 53 anos recebeu doação de jovem morto em Sorocaba.
Ele ficará com dois corações até que o novo assuma todas as funções.
Reprodução  / TV Globo

A cirurgia rara que deixou um homem de 53 anos com dois corações, realizada no Incor, em São Paulo, durou 12 horas, das 11h às 23h desta quarta-feira (4).

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, nesta quinta-feira (5) o paciente está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seu estado de saúde é estável.

O paciente é um servidor público de Belém do Pará, de acordo com informações da assessoria do hospital à TV Globo.


O doador, um jovem de 26 anos, morreu em um acidente de moto em Sorocaba, no interior de São Paulo. A família doou os órgãos e o coração chegou de helicóptero ao Incor.

O paciente precisava da ajuda de aparelhos para respirar e fazer o sangue circular pelo corpo. Nos últimos 10 anos, ele desenvolveu uma doença chamada miocardiopatia dilatada, que é quando o músculo do coração aumenta de tamanho e perde a força para bombear o sangue.

Ele estava na fila de transplante havia quatro meses. O paciente também sofria de hipertensão pulmonar e, por isso, passou por uma cirurgia rara para ficar com dois corações, ligados por tubos. O antigo vai alimentar os pulmões, enquanto o novo ficará com a função de bombear o sangue para o resto do corpo.

Com o tempo, o órgão transplantado deve assumir todas as funções e, com isso, o coração antigo será retirado.

A expectativa é que esse processo leve seis meses. Segundo o cardiologista Fernando Bacal, esse transplante é usado para pacientes que já tentaram outras alternativas. Em 30 anos, essa é a sexta vez que uma cirurgia desse tipo é realizada no Incor. O transplante deve terminar às 21h desta quarta.

0 comentários: