VIRGULINO E MARIA

Marcos Palmeira e Adriana Esteves revivem saga de Lampião


Lampião e Maria Bonita, dois mitos que o Nordeste brasileiro viu surgir ao longo de sua história, ganham, na interpretação dos reconhecidos atores Marcos Palmeira e Adriana Esteves, "um espetáculo austero e cuidadoso. Um bonito, digno e atraente retrato do Brasil", nas palavras da maior autoridade em crítica teatral do Brasil, senhora Bárbara Heliodora.

Heliodora refere-se ao espetáculo "Virgulino e Maria – Auto de Angicos', indicado ao Prêmio Shell de Teatro no ano passado, e que passa por João Pessoa no próximo fim de semana, dias 22 (sexta) e 23 (sábado), com sessões às 21 horas no Teatro Paulo Pontes,. Os ingressos começam a ser vendidos neste sábado (16) na Paraí Informática, no MAG Shopping, na orla da Capital paraibana.

Com direção do experiente Amir Haddad, "Auto de Angicos" narra os últimos momentos de vida de Lampião e Maria Bonita. A última hora do casal nunca foi satisfatoriamente reconstruída pela historiografia oficial, e muito pouco pode ser afirmado sobre o que eles disseram ou fizeram nos minutos que precedem a execução dos dois, na Gruta do Angicos, na manhã de 28 de julho de 1938.

Mais do que Buth Cassidy e Billy the Kid, para os americanos, e mais até que Pancho Villa, para os mexicanos, Lampião e Maria Bonita tornaram-se uma lenda moderna no Brasil. Representam não apenas um modelo de subversão da ordem estabelecida, mas também a possibilidade do amor erótico num meio onde só a morte era uma companheira fiel.

Serviço:
Virgulino e Maria – Auto de Angicos
No Teatro Paulo Pontes (Espaço Cultural José Lins do Rego), dias 22 e 23 de agosto, às 21h.
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (estudante), na Paraí Informática (Mag Shopping)

0 comentários: