Reforço policial garante segurança na parada gay

Serra Talhada // O 14º Batalhão da Polícia Militar vai contar com mais 30 homens para atuar durante o desfile no próximo dia 3 na terra de Lampião


O 14º Batalhão da Polícia Militar, em Serra Talhada, já pediu reforço policial ao Comando de Policiamento do Sertão para garantir a segurança da 1ª Parada da Diversidade, programada para acontecer no próximo dia 3, no município conhecido como a terra de Lampião. O tenente-coronel Eduardo Aragão informou ontem que 30 homens de outras unidades do Sertão serão deslocados para a cidade desde a véspera do desfile e irão se juntar aos 22 policiais que já trabalham lá.

"Também vamos colocar cinco guarnições nas ruas", adiantou. O policiamento ficará à disposição da população até as 20h, horário determinado para o término do evento. "Faremos um trabalho semelhante ao que ocorreu no Recife no último domingo, na Avenida Boa Viagem, na Parada da Diversidade da capital", explicou o oficial.

A movimentação em torno do desfile tem causado muito rebuliço no município, distante 420 quilômetros do Recife. Ontem, após a publicação da matéria no Diario de Pernambuco sobre a parada gay, não se comentava outra coisa na cidade.A festa está divindo opiniões, principalmente das igrejas, que já se manifestaram contra a realização do desfile por considerar homossexualismo um pecado.

O pastor Francis Alencar, da Igreja Batista Brasileira, que já havia dito que não gostaria que a parada acontecesse, ressaltou ontem que a liberdade de se expressar é um direito de todo cidadão, garantido pela Constituição Federal. "Em nenhum momento me coloquei contrário a tal realização", ressaltou. Enquanto os comentários tomam conta das ruas, os preparativos para o desfile estão a toda prova. Os organizadores do evento pretendem reunir cinco mil pessoas na Praça Sérgio Magalhães, no centro. A prefeitura local prometeu montar o palco. Além do bloco Cangagay, formado por um grupo de dez cangaceiros estilizados de cor de rosa, a ONG Leões do Norte, que luta contra a homofobia, já anunciou que vai levar dois ônibus de convidados do Recife.

"Vamos dar um apoio aos nossos companheiros do Sertão", informou Gilvan Rufino, secretário geral dos Leões do Norte.Ele lembra que Caruaru, no Agreste, por ocasião da realização da primeira parada, há quatro anos, a polêmica foi a mesma. O organizador do evento em Serra Talhada, o estilista e decorador Hélio do Nascimento disse que esteve reunido com a juíza da comarca, que pediu para que não aconteça strip tease no meio da rua. "Garantimos a ela que não haverá mais o show com os gogo boys", contou.

O diretor da Fundação Cabras de Lampião, Anildoma Williams de Souza, declarou que não viu nenhum ofensa a Virgulino Ferreira, o rei do cangaço. "O fato deles desfilarem vestidos de cangaceiros cor de rosa não vai agredir a memória de Lampião. Ser cabra macho é respeitar a liberade dos outros e não bater em mulher, como muitos acham", falou. A fundação mantém um museu e faz apresentações de xaxado. Hoje, ao meio-dia, haverá um debate com os organizadores do desfile na Rádio Vila Bela FM. O microfone ficará aberto para os ouvintes ligarem e darem a sua opinião.

0 comentários: