Orkut ganha novo layout e funcionalidades para ficar mais parecido com Facebook




O Orkut, rede social do Google e a maior no país, apresentou mudanças em sua interface em coletiva nesta quinta-feira (29). Cores personalizadas, nova divisão em abas de perfil, recados, fotos, vídeos e espaço para bate papo na própria janela estão entre as novidades.

Mas não adianta correr para acessar sua página, a migração será realizada por meio de convites em um primeiro momento. Danilo Miédi, personagem criado pelo Google para "vazar" intencionalmente o novo layout, irá distribuir os convites para seus "amigos". Já no quinto perfil, quem quiser tentar um convite pode adicioná-lo. Cada usuário ganhará então dez convites para enviar aos seus contatos e, periodicamente, o Orkut irá liberar mais convites.

Além dele, colaboradores do próprio Google também farão convites para seus contatos para a nova interface. Só na metade de 2010 é que todos os internautas deverão ter acesso às alterações.
Uma das principais apostas do Google é dar destaque para as atualizações de amigos, um dos pontos principais do Facebook segundo seu criador, Mark Zuckerberg. Vale lembrar que o Facebook é a rede que mais cresce no Brasil hoje.

Uma área batizada de "O que há de novo", localizada na sua página principal, agregará todas as informações de solicitação de amizades, novos depoimentos, aniversários e comunidade.

Assim como no Facebook, o Orkut passa a sugerir amigos, baseado nas conexões entre os contatos. "A ideia é aproximar o usuário dos amigos com quem ele realmente quer manter contato, estar próximo. Sabemos que existem perfis lotados ou com um número grande de contatos, exatamente por isso esperamos que essa ferramenta ajude nossos usuários", explicou Eduardo Thuler, gerente de produto do Google.

De acordo com o Google, a nova interface do site trará fotos maiores e atividades favoritas no topo da página. Múltiplas fotos poderão ser carregadas de uma só vez da pasta raiz do computador e, enquanto elas aparecem na página, já será possível escrever as legendas. Com isso, os desenvolvedores esperam agilizar e facilitar a execução das tarefas mais realizadas pelos usuários, que chegam a carregar 30 milhões de fotos diariamente no Orkut.

Também como no Facebook, o Orkut traz a possibilidade de amigos comentarem o seu status ou um link de foto e vídeo direto, sem precisar acessar perfil ou página.

Jogos interativos

Victor Ribeiro, diretor de produto do Google na América Latina, afirma que já está disponível uma nova API, chamada Podium, que permitirá o desenvolvimento de jogos interativos, como xadrez, forca, batalha naval, entre outros.

A área de aplicativos é um dos grandes motes, segundo Ribeiro. "Já temos apps que chegaram a 1 milhão de instalações. É por meio delas que o usuário pode expressar melhor sua personalidade e estar próximo dos seus amigos, por isso demos na nova interface uma área destacada para elas. O usuário pode determinar que a página principal do perfil já abra, tanto para ele como para contatos, em determinado aplicativo, como o Buddy Poke, por exemplo".

Bate-papo por vídeo

Uma das grandes novidades do site é o bate-papo por vídeo. O programa já carregava o bate-papo do Gtalk dentro do Orkut. Agora, será possível conversar com todos os amigos usando uma webcam ou usando apenas o recurso de áudio.

Além do vídeo, outro recurso promete aumentar a viralidade da rede social. Com o Promova, usuários farão a propaganda em posts do que quiserem para seus amigos, seja um vídeo, piada ou até mesmo um produto. Se o amigo gostar do que foi promovido, poderá enviar a "promoção" para seus contatos e eles, por sua vez, também poderão fazer a divulgação.

Há duas semanas as novidades "vazaram" na página do Chrome, navegador do Google, no Brasil dando início à campanha do novo Orkut. O evento não passou de uma ação de marketing do próprio Google para promover a nova interface.

O Orkut conta com 26 milhões de usuários no Brasil, dos cerca de 80 milhões em todo mundo, e representa 96% do tempo gasto pelo brasileiro em redes sociais e tem 62% de todos os usuários.

(Uol)