Parada da diversidade na terra de Lampião


Foto: Solon Gomes /DS2 /Divulgação


Serra talhada // Conhecida pelo lendário cangaceiro, cidade se prepara para a primeira passeata gay do Sertão

Ana Paula Neiva
Ananeiva.pe@diariosassociados.com.br


Depois da Parada da Diversidade do último domingo em plena Avenida Boa Viagem, área nobre do Recife, a terra
do cabra macho Lampião também poderá se render a um desfile semelhante. É isso mesmo. A cidade de Serra Talhada, localizada a 420 quilômetros do Recife, poderá entrar para a história como palco da primeira parada gay do Sertão. O evento está marcado para o próximo dia 3, um sábado. Mas desde já, a cidade passou a comentar o evento, dividindo opiniões. As igrejas evangélica e católica locais já se pronunciaram contrárias ao desfile. O pastor Francis Alencar e o padre Gilvan Bezerra chegaram a dizer que homossexualismo é pecado.

Os organizadores, que formam o bloco Cangagay, composto por 10 cangaceiros estilizados na cor rosa, têm a intenção de reunir cinco mil pessoas na Praça Sérgio Magalhães, no centro do município. Na comissão de frente do desfile, a organização vai colocar um arco-íris de bexigas. Já foram contratados dois trios elétricos, gogo boys e bandas musicais que tocam na região. "Vamos abalar as estruturas, deixando a cidade mais colorida e feliz", promete o coordenador do evento, o estilista e decorador Hélio Nascimento. O grupo Cangagay é formado por estudantes, cantor, artista plástico e comerciante.

A primeira parada gay do Sertão pretende ficar marcada não só pela produção, mas também pela mensagem de liberdade de expressão, denunciando o preconceito e a violência contra os homossexuais em todo o país. A ONG Leões do Norte, referência no Recife, está apoiando o evento. O movimento também quer reforçar a luta pela defesa da cidadania. "Não queremos apenas sair às ruas sem apresentar nada de concreto para a sociedade", resume Hélio Nascimento. Por isso, uma das bandeiras será a do respeito. "As pessoas precisam entender que somos iguais as outras, independentemente de raça ou religião. Merecemos a mesma importância", comentou Nascimento. Criador do bloco Cangagay, Higino Carlos, mais conhecido como Bofe Pantera, queixa-se da homofobia nomunicípio. "A discriminação diminuiu, mas ainda tem muita gente que tem horror ao homossexual", observou.

Embora o evento esteja dividindo opiniões na cidade, numa enquete realizada das 8h ao meio-dia de ontem, pela Rádio Vila Bela FM, 35 ouvintes ligaram para dizer que concordavam com a realização da parada gay, enquanto apenas três foram contra. "O assunto é muito polêmico", admitiu o diretor da rádio, Júnior Duarte. Mas antes de o desfile chegar às ruas vai enfrentar críticas da sociedade. Parte da comunidade evangélica local não concorda com a manifestação cultural. O pastor Francis Alencar, da Igreja Batista Brasileira, lembra que homossexualismo é pecado e vai mais além em suas colocações. Acusa a marcha gay de ser exclusivista. "Eles querem ter direitos, mas não permitem a diversidade. Adotaram o arco-íris como símbolo deles, mas na verdade, todos são monocromáticos, não respeitam a opinião dos outros", comenta.

No município, no entanto, já existe desde novembro do ano passado uma lei contra a homofobia. O texto foi sugerido pelo estudante Éliton Oliveira, 29 anos. Eliton faz questão de declarar que já foi homossexual, mas há um ano tornou-se evangélico e deixou de se envolver com pessoas do mesmo sexo. Ele tem um programa na Rádio Nova Gospel - Restauradores do Altar - que vai ao ar todos os sábados. Nesse programa, posicionou-se contrário à passeata. "À luz da Bíblia, Deus ama o homossexual, mas abomina as suas práticas. Sou contra esse movimento, especialmente por sua agressividade moral e por ir de encontro aos preceitos bíblicos. Acho que eles só querem dançar e aparecer", justificou.

A Igreja Católica, embora mais discreta, também é contra a festa. "Era melhor que não tivesse", disse o padre Gilvan Bezerra. Segundo ele, as famílias mais tradicionais da região têm se manifestado contra. Com manifestações a favor ou não, a festa tem data, hora e local marcados para começar.

0 comentários: