Melancia

Explore todo o potencial da fruta para lá de refrescante e nutritiva





Por Horst Kissmann |


Linda, sedutora e da cor de paixão. A melancia, originária da Índia, é uma fruta que ganha muitos pontos por sua capacidade nutritiva. É rica em vitaminas do complexo B, sais minerais e graças aos mais de 90% de água que carrega na composição é um poderoso hidratante natural. Com tal poder refrescante, é sem dúvida uma das frutas mais irresistíveis para enfrentar um típico dia de calor. Agora, na primavera, quando as temperaturas começam a subir, é o melhor momento para comprar a fruta. Na hora de escolher, um bom truque é ver se a casca está firme, lustrosa e sem manchas escuras. Dar aquela batidinha, com o nó dos dedos, ajuda a saber se está boa por dentro. Se o som for oco, é sinal de que está boa.

No Natural da Terra, além da melancia tradicional, encontra-se também a versão baby, que é menorzinha e tem poucas sementes. E, ao levar para a casa, explore-a. Para o chef Renato Caleffi, do Le Manjue Bistrô, em Pinheiros, a dica para variar o suco é prepará-lo com gengibre, e, se a ideia for um drinque, misture com hortelã, cardamomo e saquê. Dúvida do potencial da fruta na cozinha? Caleffi ensina: mix de folhas verdes, frango, iogurte e melancia, eis o caminho das pedras de uma salada e tanto.
Suco de melancia
1 porção

1 xícara (chá) de melancia em cubos
1 pedacinho de gengibre descascado
3 pedras de gelo

Modo de preparo
1. Bata tudo no liquidificador e coe.
2. Sirva imediatamente.

Drinque
1 porção

1 xícara (chá) de melancia em cubos
5 folhas de hortelã
1 cardamomo aberto
Saquê para completar a taça
Gelo a gosto

Modo de preparo

1. Empilhe as folhas de hortelã, enrole e corte em tirinhas.
2. Em uma coqueteleira amasse as folhas com a melancia e o cardamomo.
3. Adicione o gelo e o saquê.
4. Bata na coqueteleira e sirva com um ramo de hortelã.

2 comentários:

  1. Jonas Diniz disse...:

    Fábio, entre em contato comigo. MSN ou email: gilbertdilo@hotmail.com

    Tenho uma boa proposta para ti.

    Grande abraço!

  1. Seja bem vindo ao blog do Ronda!
    Fábio há alguns dias eu venho publicando uma matéria de uma mulher que quando criança foi separada da mãe e adotada por outra família, hoje 32 anos depois ela procura a mãe dela e que tudo indica se encontra em Princesa Isabel-PB. Se você procurar no meu blog você vai entender a historia e vai nos ajudar. Obrigado pela atenção.
    Cabo Azevedo