Número de mortos em Santa Catarina chega a 116, afirma Defesa Civil

Em um novo boletim divulgado na noite desta segunda-feira (1), a Defesa Civil de Santa Catarina informa que 116 pessoas já morreram vítimas das chuvas que assolaram o Estado nas últimas semanas. O número ainda pode aumentar já que 31 pessoas estão desaparecidas.

  • Patricia Stavis/Folha Imagem

    Voluntárias da Cruz Vermelha separam materiais doados às vítimas. Defesa Civil pede que doações sejam em dinheiro

  • Jeferson Baldo/AFP Photo

    O hospital de campanha montado em Itajaí começou suas atividades nesta segunda


Já são quase 80 mil pessoas sem casa: a tragédia deixou 51.297 desalojados e 27.410 desabrigados. Quatorze municípios decretaram estado de calamidade pública e 51 estão em estado de emergência. Quinze aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) já resgataram ou transportaram das áreas de risco 1.800 pessoas nos últimos sete dias.

Saiba como e o que doar

Nesta segunda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a liberação de recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para as vítimas de enchentes no Estado. O dinheiro, no entanto, só será liberado após serem definidas as regras para autorização dos saques por uma equipe técnica do Executivo.


O presidente pediu ainda ao ministro Jorge Félix, do GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência), que reúna os chefes dos ministérios que estão envolvidos com a ajuda a Santa Catarina. O objetivo é definir o que mais é preciso fazer para auxiliar aquele Estado. "Tudo o que for necessário para a reconstrução de Santa Catarina será feito", afirmou Lula.
Estudos
Após a reunião de coordenação política, Lula participou do lançamento do Plano Nacional de Mudanças Climáticas e defendeu a formação de um grupo de especialistas para estudar o problema com as enchentes em Santa Catarina.

"É preciso construir um grupo dos mais importantes especialistas brasileiros pra que a gente pudesse estudar o que está acontecendo em SC, porque nós nunca tivemos conhecimento de uma catástrofe como esta que está acontecendo", disse Lula.

A Polícia Civil de Santa Catarina deteve na tarde desta segunda um morador da localidade de Baixo Máximo, na cidade de Luís Alves, por se recusar a deixar sua casa que corria risco de desabamento. De acordo com o governo do Estado, este foi o único registro desse tipo de situação até o momento.

Uma missão internacional do Unicef (Fundo das Nações Unidas pela Infância) acompanha como está o tratamento das crianças e adolescentes vítimas. A equipe busca saber as condições de saúde, educação e lazer nos abrigos.

0 comentários: