Ator inalou fumaça em princípio de incêndio no apartamento de Xuxa.
Ipem e Bombeiros dão dicas para evitar acidentes com luzes natalinas.
Luciano Szafir inalou fumaça e foi levado para hospital.
O ator Luciano Szafir - pai de Sasha, filha de Xuxa - divulgou nota na tarde desta segunda-feira (8) sobre o princípio de incêndio no apartamento da apresentadora, em São Conrado, Zona Sul do Rio. Seu empresário, Guilherme Abreu, contou que o ator inalou cinco minutos de muita fumaça porque teve de passar pela árvore de Natal em chamas para sair do apartamento.
"Quero agradecer as manifestações de carinho, preocupação e apoio que recebi. O que aconteceu comigo e minha família foi uma fatalidade."
Szafir está completamente recuperado, segundo seu empresário. De acordo com a nota oficial, ele vai ficar em "tratamento domiciliar (fisioterapia respiratória e acompanhamento médico)" por sete dias.
O ator está no Rio, mas o empresário não revelou se Szafir está em casa de parentes ou amigos. Ele ainda não voltou para o apartamento incendiado. Nem a apresentadora Xuxa, que está com a filha, no apartamento de sua mãe, no mesmo prédio.
Leia a íntegra do comunicado de Szafir
“Queridos amigos, fãs e imprensa,
quero agradecer as manifestações de carinho, preocupação e apoio que recebi. O que aconteceu comigo e minha família foi uma fatalidade. O que importa é que estamos todos bem, eu estou me recuperando e pronto para virar essa página triste na minha vida.
Muito obrigado pelos cartões, mensagens e flores que chegaram a mim.
Um abraço.
Luciano Szafir”
Internado após incidente
Na sexta-feira (5), Szafir foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul, por causa do princípio de incêndio. Ele deixou o hospital na noite de domingo (7), depois que os médicos constataram que não havia risco de uma infecção respiratória. O ator não sofreu queimaduras.
“Ele estava no segundo andar do apartamento. Para sair, tinha de passar pela árvore de Natal, que estava montada na passagem, na escada entre um andar e outro. Ele teve de pular no sofá e respirou cerca de cinco minutos daquela fumaça. Segundo os bombeiros, o calor no apartamento chegou a 600 graus. Foi um susto. Mas ele está bem e queria muito agradecer a atenção de todos”, disse o empresário.
Cuidados com luzes de Natal
O princípio de incêndio no apartamento da apresentadora de TV Xuxa Meneghel, provavelmente provocado por um curto-circuito nas luzes da árvore de Natal, chamou para a atenção para os cuidados que as pessoas precisam ter ao enfeitar a casa para as festas de fim de ano.
De acordo com o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) é preciso ter atenção desde o momento da compra do material até a instalação e a utilização dos enfeites. Segundo a superintendente de Qualidade do Ipem, Lúcia Maria Romeu Ferreira, é preciso verificar se o produto está dentro da regulamentação.
Por se tratar de um produto importado – a maioria vem da China – não tem o selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
“Mesmo produtos estrangeiros têm de respeitar normas de segurança. É importante que o consumidor na hora da compra verifique se as luzes pisca-pisca têm voltagem de 127 volts, não ser de material ferroso, ter instruções em português que indiquem que intensidade da corrente elétrica é em ampere e tragam nome, logo ou marca do fabricante ou do importador. Se tiver tudo isso, mesmo sem o selo do Inmetro, o produto está regulamentado e pode ser usado”, explicou Lúcia.
Na embalagem também deve conter o nome do fabricante, a tensão da corrente e informações sobre a potência máxima de todo o conjunto em watts. Também é bom verificar se o produto não tem remendos, fios soltos ou lâmpadas queimadas.
Dicas para evitar acidentes
O Corpo de Bombeiros dá algumas dicas para evitar problemas durante ou mesmo depois da instalação das luzes de Natal. A primeira delas é evitar a qualquer custo o uso de benjamins ou ligar várias tomadas numa mesma instalação elétrica.
Além de verificar se no produto há a inscrição “resistente ao fogo”, os bombeiros aconselham a nunca utilizar as luzes em árvores de metal. Ela pode ficar carregada com eletricidade, dar choques ou até eletrocutar.
Verificar se todas as lâmpadas estão funcionando é fundamental, assim como checar se os fios estão em condições. Não é recomendável colocar as lâmpadas perto de enfeites de papel, cartolina, plástico ou outro material inflamável.
As pessoas devem desligar as luzes de Natal antes de dormir e sempre que sair de casa. E a árvore deve ser colocada longe de materiais de fácil combustão, como cortinas, tapetes ou divisórias de madeira.
0 comentários:
Postar um comentário