Criminosos já usam cartões virtuais de Natal para infectar computadores

Mensagem com tema natalino tenta invadir a máquina dos internautas.
Quando consegue, a praga rouba informações sigilosas e controla o PC.


Atentos aos assuntos que mais atraem o interesse dos internautas, criminosos já dispararam cartões de Natal com o objetivo de infectar computadores. Uma dessas mensagens, identificada pela empresa Websense, usa temas natalinos para tentar instalar no PC softwares que roubam informações sigilosas.

“O link contido no e-mail redireciona o usuário para um arquivo malicioso chamado ‘postcard.exe’, hospedado em vários servidores. Uma vez executado, ele permite o acesso e controle do computador. Durante o processo de instalação, uma imagem com nome de ‘xmas.jpg’ é mostrada ao usuário como técnica de distração”, diz o alerta.

Foto: Reprodução

Cartão de Natal oferece link malicioso aos internautas. Objetivo é invadir o PC. (Foto: Reprodução )

Esse tipo de fraude, conhecida como phishing scam, é baseada no envio de e-mails ou divulgação de links na web sugerindo que os internautas baixem arquivos ou visitem sites maliciosos. Quando aceitam a sugestão, as vítimas em potencial podem infectar seus computadores involuntariamente com programas maliciosos. Geralmente, essas pragas instaladas na máquina têm como objetivo roubar informações pessoais dos usuários de internet.

0 comentários: