TCE e API firmam parceira para treinar profissionais da imprensa

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Associação Paraibana de Imprensa firmaram parceria, que possibilitará o treinamento de profissionais da imprensa do Estado na utilização de todos os recursos do “Sagres On Line” (Sistema de Acompanhamento da Gestão de Recursos da Sociedade), e possam usar como ferramenta de pesquisa para informar a sociedade sobre a utilização das verbas públicas pelos gestores de forma qualificada.
O presidente do TCE, conselheiro Nominando Diniz, garantiu toda a infraestrutura para a realização do curso, disponibilizando auditores que irão treinar, a partir de janeiro do próximo ano, os jornalistas, radialistas e assessores de impressa, em vários municípios paraibanos, a exemplo de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Pombal e Guarabira.
“Essa parceria vem coroar e ratificar a relação do TCE com a imprensa, porque possibilita a capacitação de profissionais sobre o conteúdo do Sagres, sistema da maior importância no setor de contas públicas, não só da Paraíba, mas de todo o Brasil”, disse Nominando.
O presidente do TCE ressaltou também que o treinamento facilitará que a sociedade, através da mídia, possa se expressar em relação à administração dos gestores públicos que administram o dinheiro do povo. Desta forma, argumenta o presidente do TCE, a imprensa estará exercendo o controle social das contas públicas.
O Sagres foi desenvolvido pelos auditores do TCE, Claudino Neto e Ed Wilson. A Paraíba foi o primeiro Estado a disponibilizar os dados dos gestores públicos na Internet.
A presidente da Associação Paraibana de Imprensa, Marcela Sitônio, informou que além do treinamento, a entidade receberá dois computadores do TCE que está renovando seus equipamentos e decidiu fazer a doação.

0 comentários: