AINDA EXISTE ISSO?

ÁREA QUEIMADA deixa o solo mais exposto ao processo de erosão, com perda da capacidade produtiva. É o início do processo de desertificação.

Aumenta o processo de desertificação da Caatinga, facilita o desmatamento e piora a qualidade do solo. Com o tempo, fica inviável a plantação.

É uma pena se ver em pleno século 21 as queimadas(brocas) que ainda SÃO PRATICADAS em nossa região. Essa aí flagrei na estrada de Princesa à Tavares, nas imediações do Cedro. Enquanto se fala na preservação do meio ambiente e cuidados com a camada de ozônio, é natural nessa época do ano se ver por toda região as famigeradas "brocas". E enquanto isso o país inteiro e os meios de comunicação se preocupam e destacam um simples APAGÃO...
VIVA A NATUREZA!!!


A prática das queimadas é prejudicial à agricultura pelos seguintes argumentos: a)Deixa o solo desnudo, o que aumenta as perdas por erosão, principalmente em terrenos íngremes; b)Volatiliza substâncias necessárias à nutrição das plantas; c)Destrói grande parte da matéria orgânica do solo; d)Elimina os microorganismos úteis do solo; e)diminui a progressivamente a fertilidade do solo e a produtividade das lavouras.

Considerando a sustentabilidade da própria atividade agrícola, as queimadas provocam mudanças no ciclo hidrológico e na composição da atmosfera, contribuindo para uma degradação ambiental que afeta todos os seres vivos.

0 comentários: