SAUDADES DO MEU GRANDE E INESQUECÍVEL AMIGO PEREIRA







Já fazem quase dois meses que morreu o nosso grande amigo e um dos maiores amantes do Rádio, Pereira Nascimento. Lamentável que foram poucos os meios de comunicação que noticiaram o falecimento de um dos maiores divulgadores do Rádio, a prova é tanta que ele percorreu todas as emissoras radiofônicas da Paraíba, o que lhe rendeu um livro que fala e conta a história de todos nós radialistas. Por muito tempo Pereira foi coletor aqui em Princesa Isabel, cidade da qual ele nunca esqueceu, sempre que podia nos visitava. Morreu sem realizar seu sonho, que era de comprar a Rádio que tanto sonhava. Sempre me visitava nos estúdios e ficava durante todo meu programa passando sua infinita experiência nos meios de comunicação. Ator, Diretor de Teatro, escritor e um apaixonado pela vida partiu nos deixando muitas saudades...Muita força para toda sua família e em "especial" a Enide sua grande companheira e grande amiga de todos nós.

ALGUMAS DAS NOTÍCIAS PUBLICADAS NO DIA DA MORTE DE PEREIRA.

Morre o ator e diretor Pereira Nascimento aos 74 anos


Morreu na madrugada deste sábado (19), o ator e diretor de teatro José Pereira Nascimento Santos. Ele tinha 74 anos e estava com Efisema Pulmonar.
José Pereira começou como Rádio ator na Tabajara e dedicou mais de 50 anos ao teatro, tendo atuado em peças famosas como “Os novos ricos” e “O dia em que deu elefante”. José Pereira escreveu o livro 'História da radiodifusão na Paraíba'. Ele era também, auditor fiscal, do Fisco da Paraíba.
O ator está sendo velado na Central de Velórios São João Batista e será enterrado às 16h deste sábado no cemitério São José, no bairro de Cruz das Armas.

(Paraíba 1)

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Morreu na madrugada o ator Pereira Nascimento

Em 19/09/2009 às 10:43


O ator e diretor paraibano,Pereira Nascimento morreu na madrugada desta sábado.Tinha 75 anos.
Pereira era casado, natural de Pirpirituba, e deixa viúva Enide Ruffo. Escreveu 'História da radiodifusão na Paraíba'.e era, também, auditor fiscal, do Fisco da Paraíba.Como ator atuouo nas peças 'Os novos ricos', 'Hoje a banda não,sai', Um sábado em 30', 'O dia em que deu elefante', 'No tempo da crestomatia' e 'O testamento' da qual era autor tendo sido também responsável pela direção da montagem..
Morreu de edema pulmonar seguido de uma parada cardíaca. Ele vinha doente há cerca de um ano. Segundo Caline, ele estava em casa e por volta da 1h da madrugada começou a se sentir mal. Foi levado imediatamente ao hospital, mas não resisiu e à 1h45 foi confirmada a sua morte.
O corpo de José Pereira éstá sendo velado na Central de Velório São João Batista, na Capital e será sepultado às 16h de hoje no cemitério São José, em Cruz das Armas.
Quem foi
José Pereira do Nascimento Santos é natural de Pirpirituba (PB), onde nasceu aos 16 dias de Novembro de 1934, filho de Joaquim Pereira dos Santos e Ambrosina Soares dos Santos. Jornalista formado pela UFPB, colaborou com publicações em quase todos os jornais do Estado. Foi Agente Fiscal da Fazenda Estadual (aposentado em 1988), tesoureiro do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED - PB) e Delegado da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT).
São quase cinqüenta anos de palco, desde quando o saudoso Ciláio Ribeiro, diretor do Teatro de Amadores da Paraíba, o fez subir ao tablado pela primeira vez com a peça de Paulo Magalhães “Se o Anacleto Soubesse”. Pereira fez vários cursos de arte dramática, ministrados no Teatro Santa Roza, em João Pessoa. Como dramaturgo, escreveu vários trabalhos, destacando-se a peça “O Testamento”, inspirada no Padre Cícero do Juazeiro, primeira montagem realizada sob sua direção, em 1982, cuja estréia ocorreu em 28 de Julho no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, quando da realização do 5º Festival Nacional de Teatro Amador de São José do Rio Preto (SP), pelo Grupo Juteca - Juventude Teatral de Cruz das Armas.
Como ator de teatro ainda fez outros espetáculos, entre os quais "Pluft, O Fantasminha", "Viva a Nau Catarineta", "Cordel", "Auto da Compadecida", "BR 230", "No Tempo da Crestomatia", "Auto de Maria Mestra", "A Donzela Joana", "O Dia Em Que Deu Elefante" e "Isabel do Sertão".
Como ator de cinema, participou dos filmes "Fogo Morto", Salário da Morte" e "A Última Chance" .
Radialista, iniciou-se em 1952, na extinta Rádio Arapuan AM (João Pessoa), e depois atuou em diversos outros prefixos, no estado e fora da Paraíba. Apaixonado pelo rádio, Pereira sempre foi um estudioso do assunto, motivo que o levou a escrever e publicar a "História da Radiodifusão na Paraíba".

(Anco Marcio)

0 comentários: