Com 8 prêmios, 'Quem quer ser um milionário?' é o vencedor do Oscar

'Quem quer ser um milionário?' faturou os principais prêmios da noite.
Maior indicado, 'Benjamin Button' levou apenas três estatuetas.

Filmado em Mumbai, com atores locais, canções indianas e verba restrita, “Quem quer ser um milionário?” ganhou oito Oscars na noite deste domingo (22), recebendo o devido reconhecimento de Hollywood. O longa venceu nas categorias melhor filme, diretor, roteiro adaptado, fotografia, mixagem de som, edição, trilha sonora original e canção original.


O filme de Danny Boyle conta a história de um jovem que vive numa favela e vira celebridade após ganhar a chance de participar de um jogo de perguntas e respostas na TV.



Ao receber a estatueta, um dos produtores destacou que o filme não tinha estrelas, poderes nem dinheiro suficiente e destacou o trabalho do cineasta e de toda a equipe, com destaque especial para os indianos de Mumbai, onde as filmagens foram realizadas.

“O curioso caso de Benjamin Button”, que era o líder de indicações, com 13 no total, acabou levando três prêmios. “Milk” e “Batman – O cavaleiro das trevas” venceram dois cada um.

"Vocês estão sendo tão generosos conosco esta noite, quero agradecer. Mesmo", afirmou o diretor. "A todos que ajudaram a fazer o filme e a todos que não ajudaram, muito obrigado."


Sean Penn levou o Oscar de melhor ator por sua atuação em "Milk - A voz da verdade", no qual interpreta o ativista homossexual Harvey Milk. "Eu não esperava e quero deixar claro o quanto trabalhei para ser apreciado". A luta pela estatueta estava acirrada entre Penn e Mickey Rourke.

Danny Boyle, vencedor do Oscar de melhor diretor por 'Quem quer ser um milionário?'. (Foto: Reuters)

Em seu discurso, Penn aproveitou para pedir direitos iguais para todos e fez um apelo para que as pessoas que votaram contra o casamento gay nos Estados Unidos repensassem sua decisão.


A estatueta de melhor atriz ficou com Kate Winslet, que levou seu primeiro Oscar depois de seis indicações pelo papel em “O leitor”. “Estaria mentindo se não dissesse que eu venho criando versões deste discurso desde que tenho 8 anos, e isso [a estatueta do Oscar] era um pote de shampoo. Agora não é shampoo!”, brincou a atriz ao receber o prêmio.


Heath Ledger faturou o prêmio de ator coadjuvante por sua atuação em “Batman – O cavaleiro das trevas”, e foi o segundo ator na história a receber um Oscar póstumo. Seus pais e a irmã mais velha foram ao palco do Kodak Theatre para receber o prêmio em nome de Matilda, filha do ator, que tem apenas três anos.

O discurso, dividido pelos três, emocionou a plateia. “Ele era uma alma cheia compaixão e inspirou nossas vidas. Estamos honrados em receber esse premio em nome dele e nos sentimos orgulhosos pelo que ele atingiu”, afirmou sua mãe, Sally.

Penélope Cruz venceu como atriz coadjuvante e agradeceu, muito emocionada, aos pais, aos amigos de loga data, àqueles que a apoiaram no início da carreira e também ao cineasta Pedro Almodóvar, por tantas aventuras juntos.

Destaques da noite

Um dos destaques da noite ficou para o discurso de Dustin Lance Black, roteirista de “Milk”, que ao receber a estatueta afirmou: “Isso [vencer] me dá esperança de que posso viver como sou”. O filme retrata os últimos anos de vida de Harvey Milk, primeiro político abertamente gay a ser eleito nos Estados Unidos.

Ben Stiller foi de barba e tirou um sarro do ator Joaquin Phoenix. (Foto: Reuters)

O roteirista ainda aproveitou para falar a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo e pedir: “Temos que ter direitos iguais nesta nossa nação”.

Hugh Jackman, conhecido por seu papel como Wolverine em “X-Men” foi o apresentador da cerimônia. Ele cantou, dançou, sapateou e fez graça para entreter o público nas intermináveis três horas e meia de cerimônia. O ator havia afirmado que a festa deste ano seria diferente, menos séria. “Celebração é a palavra-chave. Eu certamente vou aproveitar. Se eu não me divertir, como diabos as outras pessoas se divertirão?”, questionou.

Além dele, participaram da premiação Jennifer Aniston, Jack Black, Robert Pattinson, Will Smith, Sarah Jessica Parker, Natalie Portman e Ben Stiller, que apareceu barbudo e descabelado, fazendo uma imitação hilária de Joaquin Phoenix. Vanessa Hudgens, Zac Efron e Beyoncé, entre outras estrelas, participaram de um número que reuniu alguns dos grandes temas musicais da história do cinema e muita dança.

0 comentários: