Cientistas acham potencial meio para exame de urina acusar câncer de próstata


Cientistas dos Estados Unidos anunciaram ter encontrado um potencial biomarcador que poderia no futuro levar à criação de testes que diagnostiquem câncer de próstata a partir de análise da urina.

A pesquisa, conduzida por Arul Chinnaiyan e colegas da Escola Médica da Universidade de Michigan, ganhou nesta semana as páginas da prestigiosa revista científica "Nature".

Ao comparar a urina de pacientes vitimados por tumores na próstata com a de indivíduos saudáveis, os cientistas descobriram que uma substância chamada sarcosina aparecia em níveis mais altos nos pacientes com cânceres mais agressivos.

Para confirmar a correlação, os cientistas fizeram pesquisas de laboratório, com culturas de células benignas da próstata. Eles simplesmente injetaram sarcosina nessas amostras, e o resultado foi a transformação dessas células em agressivas unidades cancerosas, capazes de se espalhar.

Daí, já ficou mais do que claro que a molécula recém-identificada deve ter um papel importante na doença.

Esta é a primeira vez que um marcador para câncer de próstata foi detectado na urina. A expectativa é que o futuro das pesquisas ajude a desenvolver testes mais fáceis e menos invasivos para diagnosticar os tumores.

A descoberta é sobremaneira interessante porque parece distinguir tumores benignos, menos preocupantes, e aqueles capazes de agredir mais forte e rapidamente o organismo -- os que exigem tratamento radical e imediato.

Os cientistas esperam que o achado possa um dia não só facilitar o diagnóstico de câncer, mas também indicar novos caminhos para o desenvolvimento de intervenções terapêuticas.

0 comentários: