Governador Ricardo Coutinho abre I Consocial Estadual

Às 19h desta quinta-feira (15), o governador Ricardo Coutinho participa de solenidade de abertura da I Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa. O evento tem o objetivo de discutir uma participação mais efetiva da sociedade no acompanhamento e controle do dinheiro público.

Após a abertura, serão proferidas palestras do secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da CGU, Mário Spinelli, e do secretário Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Marcelo Pires Mendonça.

A Consocial Estadual vai receber mais de 350 delegados eleitos nas etapas municipais e regionais do evento. Durante a conferência, serão priorizadas 20 diretrizes que serão encaminhadas à etapa nacional, prevista para o período de 18 a 20 de maio, em Brasília. As propostas vão embasar a elaboração do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social para os órgãos da administração pública.

Na sexta (16) e sábado (17), será realizada uma série de palestras relacionadas aos quatro eixos da conferência: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Estão previstas apresentações do juiz Márlon Reis, um dos idealizadores do “Ficha Limpa”; da Presidente Executiva da Amarribo Brasil, Lizete Verillo; e do Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fernando Catão.

A Consocial é promovida pela Controladoria Geral da União (CGU) e Controladoria Geral do Estado (CGE), e tem como presidente, em âmbito estadual, o chefe de Gabinete da Casa Civil, Emmanuel Arruda. Outras informações podem ser obtidas pelo www.consocial.pb.gov.br, ou ainda nas redes sociais facebook.com/consocialparaiba e no twitter @consocialpb.

0 comentários: