GOOGLE

RAIO X DA SAÚDE – GOOGLE LEMBRA OS 115 ANOS DA DESCOBERTA DO RECURSO DE GRANDE UTILIDADE NA MEDICINA. E A HUMANIZAÇÃO ?


O Google colocou na página de abertura do site, uma montagem do seu logotipo, cheio de “ossos”, entremeadas e recheando as letras, numa lembrança dos 115 anos de história do RAIO X.

Desde a sua descoberta em 8 de novembro de 1895, por um físico alemão chamado Wilhelm Röntgen até os nossos dias, o recurso foi aprimorado, enquanto outros, de maior alcance e complexidade foram criados. Hoje, Tomografia e Ressonância Magnética, Ultra som e recursos “futuristas” no chamado diagnóstico através de imagens, possibilitam um acesso mais rápido e seguro nesse sentido para o peciente e o profissional que o acompanha.

Uma reflexão porém se faz necessária. Avançamos muito em tecnologia na área de saúde, mas, ainda estamos longe de universalizar esse avanço, levando a todos que deles necessitam. De custo ainda elevado nas Unidades de Saúde particulares, passando pelas barreiras impostas pelos Planos de Saúde, que procuram de todas as formas postergar a autorização para determinados exames, até a falta completa de muito deles em Unidades públicas, o cidadão que está precisando de atenção e cuidados de saúde, ainda sofre.

E esse não é um problema só do Brasil, em países ditos ricos e desenvolvidos, existem milhões de pessoas sem acesso a esses cuidados e ao pronto atendimento e tratamento de seus problemas de saúde.

Outro nó, é a questão da humanização do atendimento. Foi-se o tempo em que relação médico-paciente satisfazia plenamente um e outro. Os profissionais de saúde, quase que escravizados pela remuneração baixa que recebem no serviço público e nos atendimentos particulares, reclamam, os pacientes, atendidos com pressa, sentem-se quase que tocados para fora do consultório. Uma passagem pelas Emergências, e quem tem esta triste experiência entende o que é a desumanidade de uma maca gelada sem lençol, a falta de uma coberta sobre o corpo, a demora, falta de informação, a sensação de abandono.

A SAÚDE precisa urgentemente de um novo RAIO, um raio de LUZ que ilumine a mente e aqueça o coração dos profissionais de saúde, das autoridades responsáveis pelas políticas públicas de saúde no Brasil, e por todos os que acreditam que medicina e saúde podem ser encarados como comércio. Pode-se até viver e ganhar dinheiro atuando na área de saúde, mas, não se pode atuar na área de saúde apenas para ganhar dinheiro.

007BONDeblog

0 comentários: