Especialistas explicam o que causa hemorroidas e como preveni-las



Proctologista Fábio Atui e infectologista Caio Rosenthal foram convidados.

Estudos indicam que 80% das pessoas terão o problema durante a vida.




Hemorroida é um assunto difícil de ser falado e, principalmente, admitido, por medo ou vergonha. Mas, segundo especialistas, pelo menos 80% das pessoas terão problema com essas varizes do canal do ânus em algum momento da vida.
O proctologista Fábio Atui e o infectologista Caio Rosenthal explica o que causa a doença hemorroidária e como evitá-la. Normalmente, o músculo anal se contrai e os vasos dilatados se aproximam uns dos outros, vedando corretamente o ânus. Esses vasos foram projetados para estar fora da faixa de alta pressão do músculo, mas podem "cair" para a área de contração, sofrer pressão dos movimentos e se deformar.
Quando isso ocorre, três coisas podem acontecer: o vaso dilatado fica mais fino e estoura, causando sangramento durante a evacuação; o sangue corre lentamente, o que pode levar à trombose hemorroidária (quando o sangue coagula), provocando dor e caroço na região anal; ou o vaso pode "cair" tanto a ponto de desencadear o prolapso hemorroidário, em que parte da "pele" do canal anal, que deveria estar dentro do ânus, fica exposta.
As hemorroidas se manifestam externamente em quem tem uma alimentação pobre em fibras (presente no bagaço e na casca de frutas, verduras e legumes), não toma água suficiente e faz muita força na hora de ir ao banheiro.
Uma dieta baseada apenas em produtos industrializados e a falta de alimentos frescos e crus também podem levar a um desequilíbrio da flora intestinal. Praticar ciclismo ou hipismo não tem relação com hemorroida, mas o alterofilismo em excesso, sim.
Ficar muito tempo sentado no vaso sanitário é capaz de piorar a situação, cuja origem em alguns casos é familiar. Quem sente dor constante ou vê sangue ao evacuar deve procurar um médico. Se o sangue for vermelho vivo, pode ainda ser sinal de câncer no intestino. Os tratamentos contra hemorroida ajudam a aliviar os sintomas e a prevenir tromboses. Analgésicos são usados para combater a dor.
Se for necessária uma cirurgia, há duas técnicas: uma clássica, que retira o vaso, e outra que grampeia a mucosa acima da hemorroida e “puxa” o vaso para sua posição original. A primeira é mais dolorosa, principalmente na hora de evacuar nas semanas seguintes à operação, mas costuma resolver o problema definitivamente, ao contrário da segunda. Ambas são feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os intestinos delgado e grosso são os órgãos que mais têm variedades de bactérias: 195. Esses micro-organismos ajudam na digestão e protegem contra outros micróbios. Tomar antibióticos indiscriminadamente pode, portanto, prejudicar toda a colônia.
Dicas
Além de manter uma alimentação saudável, quem tem hemorroida ou quer evitá-la deve lavar bem a região com água e sabão após evacuar. Uma duchinha custa de R$ 30 a R$ 60, e o papel higiênico deve ser usado para secar o local.
Outra recomendação é não arrastar o papel nem friccioná-lo: o ideal é passá-lo como um mata-borrão. E a melhor forma de fazer cocô é com o corpo inclinado.
Pimenta
Comer pimenta, principalmente a vermelha, ajuda a emagrecer e retardar o envelhecimento, pois o sabor ardido aumenta a produção de endorfina, hormônio que reduz a sensação de fome, e o alimento também contém antioxidantes e vitaminas A e C.
Estudos apontam que a pimenta pode melhorar, ainda, a congestão nasal, prevenir coágulos no sangue e impedir que a gordura se acumule nas artérias. Além disso, o efeito desintoxicante contribui para diminuir o risco de câncer de próstata, catarata e diabetes. Isso sem contar a estimulação da saliva e a proteção dos dentes.




Hemorroidas (Foto: Arte/G1)

0 comentários: