Banda triunfense gravará seu primeiro CD com recursos do Programa Mais Cultura


Projeto da Banda Templários é selecionado na ação Microprojetos Mais Cultura para o Semiárido Brasileiro, realizada pelo Ministério da Cultura.


Depois de mais de seis anos de estrada finalmente a banda triunfense Templários dá um importante e decisivo passo na realização de um grande sonho: A gravação de seu primeiro CD.
O CD deverá ser gravado até janeiro de 2011 com recursos do Programa Mais Cultura, uma ação do Ministério da Cultura.
A seleção foi divulgada através da Portaria Nº 292, de 8 de setembro de 2010, assinada pelo Sr. Sergio Mamberti, Presidente da Fundação Nacional de Artes - Funarte e publicada no Diário Oficial da União Nº 173, Seção 1, folhas 15 e 16 do dia 9 de setembro de 2010.
O projeto foi elaborado e enviado pelo Maestro Lucivaldo Ferreira e aguardava na suplência.
Microprojetos para o Semiárido Brasileiro é a primeira edição da ação Microprojetos Mais Cultura e integra a linha de ação denominada Cultura e Economia do Programa Mais Cultura. O objetivo central é descentralizar a política de fomento da produção sociocultural e artística, possibilitando que artistas, grupos artísticos e produtores tenham incentivos para a realização de seus projetos na Região do Semiárido Brasileiro (Região Nordeste e norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo).
A ação prevê o financiamento não reembolsável de microprojetos culturais, nas áreas das Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Literatura, Audiovisual e Artes Integradas, cujo foco seja direcionado a jovens de 17 a 29 anos, como beneficiários ou protagonistas, residentes nos municípios do Semiárido Brasileiro.
A ação Microprojetos para o Semiárido Brasileiro, realizada pelo Ministério da Cultura através da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), tem como parceiros o Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB), o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) e os órgãos estaduais e municipais de cultura dos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Sobre os Templários

A banda TEMPLÁRIOS foi fundada em dezembro de 2004 pelo músico Lucivaldo Ferreira, maestro da Orquestra Isaias Lima. A principio a banda era chamada de Templários Acúsiticos, pois trazia em sua formação apenas violão, flauta e percussão.
Os templários subiram pela primeira vez ao palco no dia 09 de abril de 2005 em um show intitulado: “DE QUE LADO VOCÊ SAMBA”, realizado no Cine Theatro Guarany, em Triunfo/PE.
Com a entrada da Guitarra elétrica, baixo e teclado a banda passou a chamar-se apenas Templários. O nome é uma alusão aos Cavaleiros Templários que tinham a missão de defender a terra santa durante as cruzadas. Para os templários triunfenses, Triunfo é a Santa Terra da arte e da cultura e é através da música e da poesia que estes cavaleiros musicais pretendem elevar cada vez mais o nome desse templo chamado Triunfo.
As músicas dos Templários misturam ritmos regionais como o frevo, coco, ciranda afoxé e maracatu, com uma grande influência da nova Música Popular Brasileira e uma leve pitada do pop rock nacional.
O repertório dos Templários é composto de músicas próprias, além de conter também músicas de autores já consagrados, como Gonzaga Jr., Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença e Lenine. A Banda mistura ritmos regionais como o frevo, coco, ciranda afoxé e maracatu, com uma grande influência da nova Música Popular Brasileira e uma leve pitada do pop rock nacional. As músicas dos Templários, em sua maioria, falam do casario, das festas, das ladeiras e do folclore triunfense. Destaques para: “SENHOR DAS LADEIRAS”, música feita em homenagem aos caretas de Triunfo que tornou-se o hino do carnaval triunfense e posteriormente trilha sonora do documentário Caretas, O senhor das Ladeiras, de Marcos Carvalho.


BOOM, TRIUNFO, BOOM!

0 comentários: