REVOLTA DE PRINCESA

Fotos: Arquivo Francisco Florencio.






TV BRASIL – CANAL 2 (PARABOLICA)
CANAL 116 SKY

Programação

Domingo, 2 de maio
Revolta de Princesa


O De Lá Prá Cá de domingo (2) relembrou a história de uma das mais graves crises da República Velha: a Revolta de Princesa. Ocorrida em 1930, a Revolta - que levou o município de Princesa, no sertão da Paraíba, a decretar independência - completa 80 anos. O movimento começou como uma reação dos poderosos coronéis, liderados por José Pereira Lima, contra a nova política de impostos implementada pelo então governador João Pessoa. A historiadora da Universidade Federal da Paraíba, Inês Caminha, lembra: “João Pessoa assume o governo com a ideia de combater os abusos da política coronelista.”
A historiadora do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC – FVG), Dulce Pandolfi, explica que, apesar dos coronéis serem os todo-poderosos locais, os governadores tinham grande autonomia na época. “Tanto que eles eram chamados de Presidentes de estado”, ressalta.
Considerada uma cidade altamente desenvolvida para a época, Princesa sofre até hoje as consequências da luta entre os revoltosos e a polícia. O jornalista Tião Lucena e o pesquisador Francisco Florêncio, ambos moradores do município, relembram o que os familiares costumavam dizer sobre a época da revolta: “Minha mãe contava sobre os sofrimentos que passou por conta das perseguições da polícia, dos tiroteios”, recorda Lucena. Para Florêncio, ter a família envolvida fez com que o interesse pela história de Princesa fosse despertado: “Meu avô e meu bisavô participaram da revolta”.
Outra convidada desta edição é a cineasta Tizuka Yamasaki, diretora de Parahyba Mulher Macho. Na conversa com Ancelmo Gois ela fala sobre seu filme de 1983, que narra a história do romance entre a poetisa Anayde Beiriz e o advogado João Dantas. Aliado de José Pereira, Dantas assassinou João Pessoa por um motivo passional: policiais a mando do governador se apoderaram de cartas de amor entre Dantas e Anayde. Em seguida, as cartas foram publicadas no jornal estatal A União. Tizuka conta que se encantou com o romance de uma mulher emancipada como Anayde no começo do século. “O interessante é que essa história se passa em 1930”, defende.



O De Lá pra Cá está em novo horário: domingo, às 18h. Reprise às segundas, 23h.

1 comentários:

  1. CHICO FLORENCIO disse...:

    Fabio: para informação de seus leitores, segue a resposta da TVBrasil : Veja o horario da reprise do programa ( acho que deve ser reprise do ultimo programa, que foi o Revolta de Princesa)

    O programa De Lá Pra Cá, apresentado por Ancelmo Gois e Vera Barroso, de maneira descontraída, aborda as memórias de personalidades nacionais a respeito de episódios importantes na história brasileira e analisam as mudanças ocorridas ao longo do tempo. O programa é exibido todos os domingos, às 18h e reprise nas sextas às 20h30. O e-mail do programa é: delapraca@tvbrasil.org.br e o telefone da produção são (21) 2117-6696.