Encontro discute transparência e controle social em Patos

A 6ª Região de Saúde, com sede na cidade de Patos, foi palco, nesta quinta-feira (25), de encontro sobre a 1ª Conferência Nacional de Transparência e Controle Social (1ª Consocial), a ser realizada em Brasília no mês de maio de 2012. O coordenador do evento, Emanuel Arruda, discutiu com vários prefeitos e outros representantes da região a importância da realização dos seminários municipais, visando a eleição de delegados e a elaboração das propostas a serem encaminhadas à apreciação do conclave estadual para a aprovação dos itens que vão ser defendidos na etapa nacional. Eles terão até o dia 2 de setembro para as convocações e, caso não cumpram este prazo, o próprio movimento social poderá tomar a iniciativa.

Patos foi o segundo polo a ser visitado pela comissão organizadora da Conferência Estadual. A primeira cidade foi Sousa, na quarta-feira (24), e as próximas reuniões serão realizadas em Monteiro nesta sexta-feira (26); em João Pessoa, segunda-feira (29); Guarabira, terça (30) e Campina Grande, quarta-feira (31), fechando o ciclo regional.

Segundo os palestrantes que estiveram em Patos, os encontros estão servindo para tirar dúvidas em termos de procedimentos na formalização dos eventos preliminares, além de esclarecimentos gerais sobre a Consocial, que pretende promover a transparência pública e estimular a participação no acompanhamento e controle da gestão, já que se trata de uma iniciativa que pretende atingir a sociedade de todo o país, transformando-a em elemento natural de fiscalização do Erário Público.

Do encontro de Patos, que teve início às 10h30, participaram os prefeitos Júnior Tota (Mãe D’água) e Júlio César (Quixaba), além de representantes de secretarias de cerca de 30 municípios, incluindo Sertão e Vales do Piancó e do Sabugi

0 comentários: