Leite Batizado

Polícia Federal já prendeu três no Estado da Paraíba

Três pessoas da Paraíba já foram presas pela Polícia Federal que, às primeiras horas desta quinta-feira (15), pôs em curso na divisa dos estados do Nordeste uma operação chamada de Lactose.

O trabalho se destina a desmontar uma quadrilha especializada em falsificar leite em pó integral e que foi denunciada pelo Ministério da Agricultura.

Na Paraíba já foram presos: Carlos Batista Culau, dono da empresa Big Leite; e os funcionários da empresa Big Leite Evandro Soares Reis e Carlos José Escorel. Em outros estados prenderam: Urbano José Dantas (em Pernambuco); Cristina Malvete, funcionária da Milke; e Noeli Jores (Santa Catarina) e Augusto Osmundo (Ceara).

A Operação começou por volta das 4h30 mas, obedecendo à Constituição, somente a partir das 6 horas começaram a ser feitas as prisões e apreensão de equipamentos, conforme foi noticiado no programa Correio da Manhã, ancorado por Marcelo José na Correio Sat.

A operação se realiza nos Estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

O crime
A ação clandestina da quadrilha consistia em misturar soro de leite e outros ingredientes de origem láctea ao leite em pó integral, o que diminuía a qualidade nutricional do produto. Com isso, as empresas aumentavam os lucros enganando os consumidores que adquiriam um produto de qualidade inferior a do leite integral pagando pelo preço deste.

As adulterações foram detectadas por meio de análises das amostras, coletadas pela PF, realizadas no Lanagro da cidade de Pedro Leopoldo (MG). As fraudes identificadas não oferecem risco à saúde humana. O soro de leite usado na adulteração, quando obtido de acordo com a legislação, faz parte da formulação de outros produtos lácteos, mas não pode ser misturado ao leite para consumo humano.

Os envolvidos na fraude foram indiciados pela prática de vários crimes como estelionato, crime contra saúde pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica, uso de documentos falsos e corrupção ativa e passiva. As empresas alvo da “Operação Lactose” são:

Big Leite Indústria e Comércio de Alimentos Ltda, na Paraíba;
Milkly Indústria e Comércio de Alimentos Ltda, na Bahia;
Farmilk Indústria de Alimentos Ltda, no Ceará;
Via Láctea Indústria e Comércio de Alimentos Ltda, no Ceará;
Culau Alimentos Ltda, em Santa Catarina e
Sanita Indústria e Comércio Ltda, em Santa Catarina.

0 comentários: