Paraibano vai para Europa discutir a epilepsia em universidades



O presidente da Associação dos Portadores de Epilepsia, João Hércules Bezerra Gomes, ex-portador de epilepsia durante 30 anos, hoje coordenador do projeto epilepsia na sociedade no Brasil, foi convidado para proferir palestras nas faculdades de Barcelona da Espanha e da Inglaterra. João Hércules está indo acompanhado do professor Nelson Torro da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e do professor Bruno Brito da Faculdade de Ciências Médica de João Pessoa – PB.
Um os principais motivos da viagem é para se buscar mais conhecimentos e mais descobertas cientificas para o tratamento da epilepsia, como também formular parcerias com as faculdades que assim o convidaram para falar sobre o estigma da doença no Brasil, como ela é vista na sociedade, escola, família e no mundo empresarial. João Hércules desde que se operou em 2005 tem percorrido o Brasil falando de epilepsia e criando grupos de apoio para as pessoas com epilepsia. Já foi conquistado, em 2009, o primeiro Centro de Tratamento e Cirurgia de Epilepsia do Norte Nordeste em João Pessoa – PB. A conquista se deu no governo de José Maranhão e na gestão do secretário de saúde do estado José Maria de França.
João Hércules vem lutando contra o estigma da epilepsia e um ponto forte que vem crescendo no seu trabalho tem sido as capacitações para profissionais da saúde de todo nordeste pelos professores especializados no assunto. O sonho de João Hércules é criar e fundar um centro de referencia para o Brasil sobre epilepsia aqui na Paraíba. João Hércules vai participar também em Londres do Congresso Mundial de Epilepsia.
João Hércules foi presidente da Federação Brasileira de Epilepsia por dois mandatos. Ele é considerado um verdadeiro guerreiro no que diz respeito à luta contra a epilepsia e tem se preocupado com a causa e também divulga que a cirurgia é realizada pelo SUS desde 94. João fez sua cirurgia contra epilepsia em 2005 pagando R$ 25.000,00. Logo após sua cirurgia ele descobriu que o SUS faz e então passou a publicitar essa conquista.
Várias campanhas de educação sobre o esclarecimento da epilepsia vêm sendo realizada por todo o mundo. Agora é a discussão está indo para a Europa.




ASCOM

0 comentários: