Violinista


Morre aos 82 anos Chico Soares, o Canhoto da Paraíba

Quinta, 24 de Abril de 2008 18h40

Morreu por volta das 14 horas desta quinta-feira, dia 24, em sua residência, no Estado de Pernambuco, o violinista Francisco Soares de Araújo, mais conhecido como o Canhoto da Paraíba.

Chico Soares - que tinha 82 anos - ficou conhecido como o Canhoto da Paraíba, porque aprendeu a tocar o violão de forma invertida, sem precisar de trocar as cordas, já que era canhoto.

Durante sua trajetória compôs diversos choros com um agradável sabor nordestino. Entre a sua discografia estão os títulos: Único Amor (1968); Canhoto a Mais de Mil (1977); O Violão Brasileiro Tocado pelo Avesso (1977); Pisando em Brasa (1988).

Biografia
Cresceu em uma família de músicos, ganhou um violão do pai e aprendeu a tocar por conta própria, em festas, saraus e feiras. Em 1953 assinou um contrato com uma rádio da Paraíba. Formou um conjunto regional, e tocou ao lado de Luperce Miranda e Rossini Ferreira. Foi para o Rio de Janeiro em 1959, onde seu virtuosismo despertou a atenção de Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Radamés Gnattali e Paulinho da Viola. Em 1977 a gravadora Marcus Pereira lançou "Canhoto da Paraíba - Com Mais de Mil", incluindo composições de sua autoria.

Em 1998, Canhoto sofreu uma isquemia cerebral, ficando com o lado esquerdo do corpo paralisado, impossibilitando-o de tocar e pondo um fim em sua brilhante carreira.

0 comentários: