LUTO

Morre o músico Canhoto da Paraíba


O Brasil perdeu nesta quinta-feira um dos seus grandes expoentes da música popular. O paraibano Canhoto da Paraíba, 80, morreu no fim da tarde, em casa. A família suspeita que ele tenha sido vítima de um ataque cardíaco fulminante. Batizado como Francisco Soares de Araújo, Canhoto nasceu em 1927 na cidade de Princesa Isabel, sertão paraibano, e cresceu em uma família de músicos. O contato com os instrumentos se deu assim, de forma meio intuitiva – tanto que ele, mesmo canhoto, aprendeu a tocar violão com as cordas colocadas para destros porque tinha que compartilhar o instrumento com os irmãos.

A carreira de Canhoto começou em 1948, quando participou de um programa na Rádio Clube, no Recife. O sucesso começou a se anunciar em 1953, quando ele assinou um contrato com uma rádio da Paraíba. Em 1959, foi tentar a vida no Rio de Janeiro, onde sua habilidade musical começou a chamar a atenção de nada mais nada menos que a fina flor do choro: ícones como Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Radamés Gnattali e Paulinho da Viola.

Na prolífica carreira, o músico compões mais de 80 canções e se apresentou ao lado dos principais nomes do chorinho e do samba brasileiros. Antes de parar de tocar, o que ocorreu há dez anos por conta de uma isquemia cerebral que lhe tirou a habilidade com as cordas, Canhoto da Paraíba fez turnê de grande repercussão Europa.

Canhoto se estabeleceu em Pernambuco desde 1958 e morava no bairro de Maranguape, em Paulista. Em 2002, ele foi declarado Patrimônio Vivo de Pernambuco por força de uma lei estadual. Ele também empresta seu nome a uma lei paraibana que garante o benefício de dois salários mínimos mensais a artistas de reconhecido valor e cujo trabalho tenha contribuído para a formação do patrimônio cultural paraibano.

De acordo com a filha de Canhoto, Fátima Gadelha, o pai passou mal em casa durante a tarde desta quinta e faleceu em seguida enquanto aguardava uma ambulância para socorre-lo. O corpo será levado ainda esta noite para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). O velório e o enterro acontecem nesta sexta no Cemitério de Paulista.

0 comentários: